Trabalho de Formiguinha – Texto reflexivo

Texto reflexivo Reunião de Professores

Trabalho de Formiguinha - Texto reflexivo Reunião de Professores
Texto reflexivo Reunião de Professores

Sentar, observar e apontar as falhas é simples. Difícil é depois colocar-se no lugar do outro e esperar que ele de igual modo, sente, observe e aponte.


Os apontamentos são bons , claro que são… Principalmente se vindos de pessoas que te conhecem e te respeitam e é justamente neste ponto ( de conhecer e respeitar) que temos falhado.


Tem faltado na educação brasileira, ou melhor, em boa parte das escolas um diálogo aberto entre orientação e professor,coordenação e professor, direção e professor, etc…


O que temos são muitas conversas maliciosas nos corredores e quase nunca uma conversa franca de profissional para profissional no sentindo de apontar não apenas as falhas, mas as possíveis soluções. E, mais… adentrar a sala de aula do outro e aplicar sua teoria em prática para perceber o que realmente funciona e sentir na pele as dificuldades do colega.


Quem sabe fazer uma troca por alguns dias?


Uma troca de turma, de turno… Perceber o quanto o outro tem se esforçado , ou não, e aí sim, fazer o apontamento direto à pessoa e não nos corredores aos outros colegas


As relações estão trincadas de tal modo que o trabalho dos profissionais vai se tornando cada dia mais complicado mais desumano.


É preciso compreender que, não é passando o olho por dois minutos na sala do colega enquanto vai ao banheiro que se conhece sua prática.


É preciso ter um olhar diferenciado dos demais para ser de fato um educador … E educador de verdade sabe ser ético e decente …

Educador de verdade não vai se meter pelos corredores criticando a prática do outro sem ter sentado horas a fio na sala dele para observar e sem ter ficado dias frente à turma dele para sentir. Muito pelo contrário. Educador de verdade aponta cara a cara pq de fato quer ajudar e ser ajudado…


O saber não está retido dentro de um só profissional… E, ninguém comporta todo o saber do universo dentro de si mesmo.


É preciso aprender a respeitar e valorizar o trabalho dos outros


Quando aprendermos a agir de forma mais decente, esta “máquina” chamada EDUCAÇÃO começará a se mover….

 

Acredite , embora nos auto intitulemos inovadores e competentes ainda estamos estagnados e muitos ainda acreditando em fórmula mágica e receita pronta e esquecendo que temos um trabalho de formiguinha…

E neste trabalho uma formiguinha pode desconstruir em apenas alguns dias tudo que a outra construiu em um ano inteiro de trabalho.


PENSE NISSO!
Gi  Carvalho.

VEJA TAMBÉM:

Texto reflexivo reunião 

Texto reflexivo dia das mães

Texto reflexivo