Vamos de quebra-cabeça Folclore Brasileiro?
Nesta proposta de atividade as crianças criarão o próprio quebra-cabeças folclóricos e levarão para brincar com os pais em casa.
Começaremos incentivando que recortem as peças e colem num pedaço de cartolina.
Elas deverão esperar secar por um tempo, enquanto isso exploraremos as figuras folclóricas existentes no quebra cabeças.
O Curupira– um indiozinho de cabelos de fogo e pés virados para trás que tem a função de proteger as matas e os animais de caçadores e lenhadores mal intencionados.
Cuca– uma bruxa velha, feia e má que tem formato de jacaré e fama de raptar criancinhas que dormem muito tarde.
Mula-sem cabeça – dizem as lendas antigas, ser uma mulher que casou com um padre e por isso , como castigo, foi transformada em um animal que solta fogo pelas ventas, apesar de nem ter cabeça.
Saci– um moleque traquina que prega peças em todo mundo e anda por aí num redemoinho com sua carapuça vermelha na cabeça e seu cachimbo na mão.
Lobisomem– que é o filho caçula de uma família de sete irmãos condenado a virar um ser monstruoso nas noites de lua cheia.VEJA AINDA:
Claro, que depois de tanta lenda a explorar a cola já secou e as crianças podem colorir, recortar e brincar bastante na escola com os colegas e também em casa com a família.