Nossa ideia de hoje propiciará à criança que utilize a tesoura, lápis de cor, canetinha e fita adesiva, e terá como principal objetivo favorecer o desenvolvimento de habilidades motoras finas . Habilidades estas que serão de extrema importância em sua jornada cotidiana, como também no futuro processo de aquisição da escrita.
O foco principal da atividade é o trabalho da psicomotricidade fina através do manuseio da Tesoura
Utilizar a tesoura favorece à criança o desenvolvimento dos músculos da mão , coordenação bi-lateral, uma vez que uma das mãos corta e a outra serve de suporte , e a coordenação olho-mão .
Faremos um leãozinho que pode ser transformado em uma máscara ou fantoche. Pode ainda compor um mural com a música O Leão de Vinicius de Moraes e servir de apoio para outras atividades ao longo da semana.
Se sua turma ainda é de berçário, comece oferecendo tesouras de plástico e massinha de modelar para que recorte, e vá introduzindo os outros tipos de tesoura à medida que ela for amadurecendo.
Há tesouras de picotar em zigue-zague, onduladinho ou, de corte reto e a criança pode se divertir recortando muitos tipos de materiais.Mas vamos às etapas de confecção de nosso leão para o trabalho de Psicomotricidade Fina através do Manuseio da Tesoura.
- Lápis de cor ou canetinhas
- Molde impresso da cara de leão
- Tesoura
- Cola
- Canudo
- Papel cartão , cartolina, ou papel de origami amarelo ou laranja.
- Compasso ou um prato
Em ação:
1-Comece marcando o círculo com um compasso ou um prato.
Se for dar a forma pronta para a criança faça o círculo com compasso. Caso elas j[a tenham maturidade para fazerem sozinhas entregue um prato de plástico para que cada uma risque seu círculo e corte.
2-Imprima o molde da cabeça, recorte e pinte
3-Cole a cabeça sobre o círculo e faça cortes em toda a extensão até fazer uma juba
Para crianças menores o professor pode delimitar com riscos e deixar que cortem por cima dele
4-Por fim, fixe com fita adesiva um canudo ou palito de churrasco
E está pronto seu leão!
Veja ainda: