Semana da Celebração Projeto Páscoa

Esta é uma contribuição da Fernanda Melo Gerez para o nosso Espaço do Educador
Mais uma vez agradecendo a contribuição de Fernanda que sempre, sempre contribui com nossos espaços junto com sua irmã Fernanda.
Duas lindas!
VEJA TAMBÉM:
Atividade Projeto Páscoa 4º e 5º Ano
Atividade Projeto Páscoa / Produção Textual 4º e 5º Ano
Projeto Páscoa Cristã Didático Pedagógico
Caderno de atividades Projeto Páscoa
Atividade Projeto Páscoa / Advérbio
Projeto Páscoa GRATIDÃO
Projeto Páscoa – Gratidão
Edificar paredes nas nossas vidas transformando cada tijolo em uma virtude que nos torne pessoas mais humanas, sensatas, serenas e consequentemente realizadas é a proposta da “Semana de Celebração da Vida” que será desenvolvida e vivenciada no Colégio Conexão no período de 25 a 27 de abril.
Somos humanos porque sentimos e não apenas porque pensamos, portanto vamos nos recolher nesta semana procurando refletir profundamente na maneira como movimentamos os tijolos que nos ajudam a construir paredes caídas ou nunca edificadas em nossa vida. Trabalharemos neste ano o tema: a “Gratidão”.
A gratidão se manifesta na maneira de abençoar, cantar, aplaudir, ir, felicitar e celebrar tudo o que recebemos. Quando demonstramos sincera gratidão a tudo que recebemos estamos nos envolvendo em uma força poderosa que abrirá as portas à abundância e à felicidade.
Objetivos propostos para esta semana
– Expressar a gratidão com palavras e atitudes.
– Fortalecer caminhos nas relações interpessoais.
– Tornar o ambiente escolar mais alegre e harmônico.
– Propiciar o desenvolvimento das potencialidades pessoais.
– Integração entre a escola, a família e a comunidade.
O reconhecimento da gentileza e da bondade alheia gera um sentimento positivo, que nos torna felizes e abertos em relação à vida: A gratidão. Quanto mais manifestamos abertamente o reconhecimento, mais profunda costuma ser a sensação de bem estar. Felizmente essa habilidade pode ser aprendida e exercitada.
Essas são apenas sugestões para serem trabalhadas na semana da Páscoa. O professor deve sempre avaliar qual o material mais adequado para sua turma, sempre valorizando o saber e o interesse dos seus alunos. Pode também adaptar para sua turma alguns assuntos.
Exercícios para casa
Professoras antes de pedir o para casa, explicar o significado de GRATIDÃO, e os motivos pelos quais estamos trabalhando (páscoa…)
Segunda-feira – Projeto Páscoa
– Faça um diário de agradecimento (folha complementar ou rascunho). A cada noite anote cinco coisas pelas quais está agradecido. Você vai constatar que a “Gratidão atrai graças”.
P.S.: para os infantis e 1ºano, a professora pode abordar o tema em roda de conversa, conversando e ouvindo um por um.
Terça-feira – Projeto Páscoa
– Escreva uma carta, um bilhete ou um desenho, a um parente e a uma pessoa da escola que tenha tido uma atitude pela qual você sentiu gratidão.
Quarta-feira – Projeto Páscoa
– Prepare e entregue um cartão para pelo menos uma pessoa que você tenha gratidão.
Gratidão, contentamento, paciência e fé, tornam o que temos mais doce, e o que não temos meta possível.
Projeto Páscoa
Projeto Páscoa– 1º dia – O Livro da Vida
Era uma vez um homem que, entre a consciência e o sonho, se deparou com uma grande sala. Ao se aproximar percebeu um guardião na porta que disse: Ninguém pode entrar aqui, porque aqui estão guardados os “livros da vida”, aquele que conseguir passar por esta porta poderá ter acesso ao livro da vida e modifica-lo a seu gosto. A curiosidade dele era muito grande! Afinal poderia escolher seu destino.
Com a insistência o guardião resolveu ceder um pouco e disse:
Esta bem, vou te dar cinco minutos, nem mais um segundo. Ele nem acreditou! Cinco minutos era mais do que suficiente para que pudesse decidir o resto da sua vida, afinal, poderia apagar e acrescentar o que quisesse no livro da vida. Logo entrou e a primeira coisa que viu foi o livro da vida do seu maior inimigo. Não aguentou de curiosidade. O que será que estava escrito no livro dele? Assim pensou. O que será que o destino reservava para aquela pessoa que eu não suportava? Abriu o livro e começou a ler. Ele não se conformou e ai verificou que a vida lhe reservava muitas coisas boas e não teve dúvidas, apagou as coisas boas e reescreveu aquele destino com uma porção de coisas más. Logo viu um outro livro de alguém que ele também não gostava, e fez a mesma coisa… De repente se deparou com seu próprio livro!
Não acreditou! Aquele era o momento…que iria mudar o seu destino…iria escrever só coisas boas … E seria a pessoa mais feliz do mundo!!! Quando foi pegar o livro, eis que alguém bate no ombro dele: Seu tempo acabou! Pode sair! Ele ficou sem ação!
Mas eu não tive tempo nem de abrir o meu livro!!! Disse ele” Pois é, disse o guardião. Eu te dei cinco minutos preciosos mais você só se preocupou com a vida dos outros e não teve tempo de ver a sua…e assim é… quantas pessoas se ocupam de falar dos outros, julgam e não olham para sua própria vida? Quando percebem, o tempo passou e a vida (não vivida) ficou para traz. Não se esqueça, a flecha lançado não tem volta.
Muitos em vez de gastar o seu tempo com a sua vida, ficam mais preocupados em gastar o seu precioso tempo em prejudicar aqueles que odeiam, em ficar a falar da vida dos vizinhos, colegas de trabalho, amigos de classe, etc.
Pense bem, será que vale a pena?
Dedique-se à sua vida, faça o melhor para si e para os seus, e não se preocupe com os outros, pois se eles fazem o mal, o mal cairá sobre eles, e se eles fizerem o bem, também o bem cairá sobre eles. Dedique os preciosos minutos que lhe são dados para mudar a sua vida!
“Seja a mudança que você quer no mundo”.
Dalai Lama
Momento para Reflexão – Projeto Páscoa
Na vida nós temos o direito de fazer escolhas. Contudo somos responsáveis pelas consequências delas.
Podemos ficar a vida toda culpando os outros pelos nossos erros, nossos resultados não atingidos, sem nos esforçar para enxergar nossas faltas e tentar concertá-las…
1º A vida é assim, devolve o fruto da semente que você planta.
2º Quem estuda e se dedica tira boas notas, terá grandes chances de uma vida profissional brilhante.
3º Quem tem gratidão pelo esforço que a família faz, acaba atraindo novas graças e novas conquistas.
Anotações:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Projeto Páscoa– 2º dia –A Bomba D’água
Um homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede.
Eis que ele chegou a uma cabana velha, desmoronando, sem janelas, sem teto.
Andou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico. Olhando ao redor, viu uma velha bomba de água, bem enferrujada. Ele se arrastou até a bomba, agarrou a manivela e começou a bombear, a bombear, a bombear sem parar. Nada aconteceu. Desapontado, caiu prostrado, para trás. E notou que ao seu lado havia uma velha garrafa. Olhou-a, limpou-a, removendo a sujeira e o pó, e leu um recado que dizia:
“Meu Amigo, você precisa primeiro preparar a bomba derramando sobre ela toda água desta garrafa. Depois faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir, para o próximo viajante.”
O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia de água! De repente, ele se viu num dilema. Se bebesse aquela água, poderia sobreviver. Mas se despejasse toda aquela água na velha bomba enferrujada, e ela não funcionasse morreria de sede. Que fazer Despejar a água na velha bomba e esperar vir a ter água fresca, fria, ou beber a água da velha garrafa e desprezar a mensagem. Com relutância, o homem despejou toda a água na bomba.
Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear… e a bomba pôs-se a ranger e chiar sem fim. E nada aconteceu! E a bomba foi rangendo e chiando. Então, surgiu um fiozinho de água, depois, um pequeno fluxo e finalmente, a água jorrou com abundância! Para alívio do homem a bomba velha fez jorrar água fresca, cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela ansiosamente.
Encheu-a outra vez e tornou a beber seu conteúdo refrescante. Em seguida, voltou a encher a garrafa para o próximo viajante.
Encheu-a até o gargalo, arrolhou-a e acrescentou uma pequena nota:
“Creia-me, funciona. Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta.”
Várias lições preciosas podemos extrair desta história …
Vivemos num mundo em que, numa situação assim, nosso primeiro impulso é pensar em tomar toda a água da garrafa para tentarmos garantir nossa sobrevivência. E todo um ambiente à nossa volta nos estimula a fazer isso. E ainda se usa o nome de Deus para justificar tal coisa: “Cada um por si e Deus por todos.” Mas pergunte a quem tenta tomar esse ditado como filosofia de vida se é uma pessoa realmente feliz. Será que vale mais a pena beber uma garrafa de água velha e quente e não se arriscar a conseguir muito mais água nova e fresca? Vale também a pena ressaltar a atitude final do homem; ele não apenas reencheu a garrafa de água como deixou ali o seu recado.
Quantas vezes temos medo de iniciar um novo projeto pois este demandará um enorme investimento de tempo, recursos, preparo e conhecimento. Quantos ficam parados satisfazendo-se com pequenos resultados, quando poderiam conquistar significativas vitórias.
E você… O que falta para despejar esta garrafa de água que você guarda e está prestes a beber e conseguir água fresca em abundância de uma nova fonte.
Momento para Reflexão
– A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos.
– A alegria não está nas coisas, está em nós.
Você já percebeu que muitas vezes ocorrem conflitos durante a aula, porque alguém não quer aceitar as regras ou deveres que na verdade devem ser cumpridos por todos?
Não esqueça!
Todo nosso descontentamento por aquilo que falta, procede da nossa falta de Gratidão por aquilo que temos.
Anotações: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Projeto Páscoa– 3º dia – Gratidão
Nossos pais ensinam que é educado agradecer quando recebemos algo.
Eu, que fui bem educada, aprendi a dizer obrigada logo que comecei a falar…
Mas levei anos pra entender que não é só uma questão de educação…
É necessidade…
É filosofia de vida.
Agradecer é um dos atos mais felizes que alguém pode praticar.
Mas nem todo mundo sabe a importância da gratidão.
No meu entender, a gratidão deve vir antes do pedido.
Antes do prêmio.
Antes da conquista.
Dizer obrigado assim que a gente abre os olhos de manhã, é confiar no bem que está pra acontecer.
Parece complicado, mas é simples.
Quando a gente se acostuma a agradecer, percebe que as coisas fluem com mais confiança. Mais certeza…
E o medo vai embora.
Dizer obrigado antes de desejar, é acreditar na realização.
Dizer obrigado em vez de lamentar, diminui as perdas.
Dizer obrigado nos coloca numa condição gostosa de viver nesse mundo.
Quer coisa mais legal do que agradecer por estarmos vivos?
Experimenta só dizer obrigado por tudo o que você tem…
E pelo que nem tem ainda…
Você não faz ideia da energia positiva que essa simples palavrinha é capaz de atrair.
Depois você me conta…
Eu, que já sou grata pela chance de falar dessas coisas que me fazem um bem enorme…
Fico mais grata ainda por ter você aí, me ouvindo com tanto carinho.
Obrigada mesmo!
Tem mais desse Projeto Páscoa no download