Substantivos Próprios e Substantivos Comuns
OLÁ PESSOAL!
São exatamente 23:50 h e cá estou eu em frente ao PC lembrando-me de uma dos assuntos sobre os quais gostava de falar. Substantivo é um deles, próprio e comum então nem se fala.
Hoje vou lhes dar um exemplo de como dar uma aula interessante com esse tema talvez já utilizado por alguns, esquecidos por outros e jamais visto por terceiros.
Sempre que me preparava pra dar essa aula saia catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas de garrafa até os brinquedos de meus filhos que sob protesto eram logo colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo à sala de aula para me auxiliar na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola diferente meus alunos já ficavam entusiasmados e quando as coisas iam saindo uma a uma da sacola então era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
– O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
– É uma boneca pró.
– E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha giz em punho pra escrever uma palavra.
Fosse carro, remédio, boneco, lápis …
Mas onde entra o tema da aula afinal? Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que iam ou não sendo corrigidas.Calma caros colegas já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras, bate papo, alegria continuávamos a aula.
– Gente , essa boneca se chama Dalila.
Dalila era uma boneca negra e linda de minha filha Amanda que nessas andanças acabou desaparecendo pra nunca mais tadinha kkkk.
Prosseguindo… Eles me falavam sobre os nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome de Dalila e das outras bonecas que eram citadas ao que prontamente alguém vinha e eu aproveitava pra perguntar caso o aluno acertasse o pq de iniciar com maiúscula o nome da boneca ou em caso de erro explicar que Dalila como eles era única e portanto merecia que seu nome também fosse grafado com letra maiúscula.
Escrevia assim o tema da aula e dava a definição fazendo depois com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade,mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar …
Toda mulher é mulher né pró?
– É sim, mas nem toda mulher é Maria
– Mas tem muita Maria por ai. como pode ser única e ser nome próprio se tem um monte?
– Não há sequer um ser humano igual meu querido e se o nome for igual o sobrenome é diferente, se o sobrenome for igual o número de identidade é diferente e se não tiver identidade a impressão digital é diferente, única , portanto substantivo próprio.
E fazíamos nossas atividades, jogávamos o jogo da forca e comíamos as frutas que serviram de exemplo de substantivo comum …. Só festa e aprendizado garantido
Ahh essa ideia nasceu acredito que na mente de uma ex colega chamada Naiana que ao nos dar uma aula como nota de estágio me levou uma boneca escandalosamente linda e deu sua aula como ninguém. A ela todo o crédito pelo sucesso dos substantivos próprios e comuns em minhas aulas