MÚSICA – UMA POTENTE FERRAMENTA DE ENSINO

Artigo sobre Musica no espaço escolar

Por Claudia Freitas JUNGBLUT
RESUMO:A
utilização da música no ambiente escolar traz imensos benefícios para o
educando em várias áreas. O aumento das habilidades de concentração,
memorização, participação e desenvolvimento pedagógico, podem ser
potencializadas com a utilização da música em suas diversas formas. Observamos
que a melhora no desenvolvimento socioafetivo, também pode ser influenciada
pela utilização da musicalização dentro do ambiente escolar. A música em suas
várias formas é uma das mais eficientes ferramentas para resolver questões de
aprendizado, quando todo o resto falha.
            
As disciplinas curriculares podem se utilizar da música como forma de
despertar o interesse, de promover a união e, apresentar novas formas de
ensino-aprendizagem que trazem maior interesse dos alunos aos temas abordados.
            
A educação infantil sendo o princípio de toda uma jornada, possui um
enorme potencial para promover o desenvolvimento cerebral e social,
encaminhando para os próximos níveis educacionais, pessoas com capacidades mais
desenvolvidas e prontas para a melhor assimilação pedagógica, bem como maior
inteligência emocional para que os alunos lidem melhor com os desafios
cotidianos durante toda a sua jornada de vida. Para isso, a música está para a
educação como uma chave que pode abrir portas para lugares antes não explorados,
sendo que ela é uma arte de grande aceitação.
             
As ferramentas para a utilização da música nas escolas, da musicalização
infantil já são bastante pesquisadas e os benefícios são comprovados e
acontecem em um curto espaço de tempo. Saber como se utilizar desta ferramenta
poderosa é o grande segredo para o sucesso da musicalização infantil.
 PALAVRAS-CHAVES:Musicalização. Educação. Infantil. Música. Escola.
Fonte da Imagem: Family Continuum

 A
música como instrumento de aprendizagem.
O ser humano é um ser
criativo em essência. É de grande importância que se alimente essa criatividade
desde a mais tenra idade e, uma das formas que apresenta excelentes resultados
é a musicalização infantil dentro do sistema educacional. Ressaltamos que não
deve ser confundida a recreação musical com a musicalização. Na recreação
musical não se traça planos com objetivos de alcançar desenvolvimento de
conhecimentos na área musical, apenas utiliza-se o tempo como recreação,
cantando algumas músicas infantis, com o propósito de entreter, alegrar e
fortalecer vínculos. A musicalização traça caminhos para se trabalhar
parâmetros sonoros, pausas, intensidade do som, classificação e movimentos sonoros
e rítmicos bem como a capacidade de ouvir e distinguir tipos de grupos
instrumentais.
Infelizmente a realidade
brasileira não permite que cada escola tenha o seu professor de música, para
que a musicalização tenha um aproveitamento com maior excelência, o que nos
colocaria num plano ideal. Por este motivo, o indicado é que os professores que
trabalharão a musicalização infantil nas escolas, procurem materiais e cursos específicos
para entenderem melhor a profundidade e o alcance que um bom trabalho de
musicalização imprime à vida de cada aluno que vivencia uma boa educação
musical, ainda mais na primeira infância.
 O professor que trabalha com musicalização
deve imprimir um olhar diferenciado para cada um de seus alunos, para adequar
mais sensivelmente as canções, instrumentos e materiais que serão utilizados,
sem perder o objetivo traçado. A música proporciona diferentes formas de
expressão e quando alguma dificuldade específica é percebida, o professor deve
procurar atuar junto com outros profissionais da escola e com a família, para
que tais limitações sejam superadas.
Os cuidados com timbres
explorados devem ser levados em consideração, pois até os dois anos de idade, o
aparelho auditivo do ser humano ainda está em formação e nos berçários da
educação infantil pode-se fornecer as primeiras referências sonoras para as
crianças, que devem ser agradáveis e não ferir seus ouvidos com sons muito
intensos ou altos, para que essa primeira referência produza impressões
positivas.
A música estimula a utilização
dos sentidos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem, independente dos
instrumentos utilizados ou o estilo aplicado, promovendo um aumento nas
capacidades de compreensão, assimilação, criação, descrição, representação,
observação e concentração tanto de quem ouve quanto de quem toca.
Grande parte da nossa
manifestação cultural se dá através da música e ela faz fluir nossa capacidade
de expressão que, quando estimulada desde cedo se torna uma habilidade
importante em todas as etapas de desenvolvimento acadêmico e da vida como um
todo.
Através da utilização de
diversos instrumentos em sala de aula, observa-se o aumento da criatividade e
de habilidades as vezes desconhecidas quanto à criação musical, e tais
habilidades serão utilizadas muito além da disciplina de música, estendendo
seus benefícios na aprendizagem de outras disciplinas evidenciando o aumento
cognitivo e da percepção tempero-espacial bem como no nível de concentração,
importantes para o desenvolvimento pedagógico em suas várias fases.
Os benefícios da música na
escola, incluem mais interação e cooperação entre os discentes, identificando
gostos e interesses em comum, ajudando na formação de grupos afins, o que
promove a desinibição de crianças mais tímidas ou com dificuldades de relacionamentos.
Também contribui para minimizar os processos de assédio moral (bulliing) dentro
do ambiente escolar, pois alimenta a sensação de pertencimento quando um grupo
se forma por compartilhar dos mesmos gostos. A música ajuda muito nesse
aspecto, diminuindo a agressividade, o isolamento e a timidez.
Alguns professores utilizam
a música no intuito de engajar seus alunos, apostando na renovação da relação
entre professores e estudantes, tornando a disciplina mais atraente, pois a
música tem a vantagem de despertar a atenção dos alunos, trazendo mais foco e
concentração durante a explanação do tema, atraindo mais participação no
processo de aprendizado, priorizando a horizontalidade das relações entre
educadores e educandos.
A
utilização como ferramenta multidisciplinar
Todo o aluno com ouvido
treinado, que tenha desenvolvido sua capacidade de observação e atenção para as
letras das músicas, aquelas aplicadas com objetivos criativos para
interpretação e exposição de emoções, pensamentos, ideias e poesias, poderá
tornar-se um bom leitor e interprete de textos no futuro.
As oficinas de música e
instrumentalização para os estudantes, a utilização de letras nas
interpretações de textos em sala de aula, são formas de aguçar a curiosidade,
criatividade e sensibilidade, aumentando a integração entre os alunos tanto em
sala quanto no ambiente da escola como um todo.
Desta forma, a música se
torna uma fonte de conteúdo para ser utilizada, observando-se sempre a
qualidade da obra abordada, onde os professores possam explorar o significado
de tais letras, abordando novos conceitos, vocabulário, metáforas, rimas, e até
trabalhando a criatividade através da paródia, que respeita o ritmo, a divisão
silábica, acentuação e melodia, no entanto propõe criatividade e ampliação do
vocabulário e raciocínio lógico.
Cabe ao educador a escolha
da obra a ser abordada em classe, utilizando as músicas escolhidas como fonte
de conteúdo com objetivos pedagógicos, e podem ser o princípio de conversas
sobre política, cultura, sociedade, relações interpessoais, ecologia, emoções e
aspirações. A escolha da obra utilizada deve passar pela análise do professor e
deve ser escolhida levando-se em consideração o potencial de aprendizado
contidas em si, bem como sua adequação para o tema, idade e discussão que será
proposta.
Através do estudo de
artistas e bandas, gêneros e épocas musicais, podemos descobrir alguns objetos
de estudo para disciplinas como Língua Estrangeira, História e Geografia, pois
a música possui contexto social e temporal onde é inserida. Abrangemos ainda
estudos sobre folclore, regionalismos, biografias, cultura regional e
movimentos políticos e sociais.
A música pode criar novas
conexões entre temas de estudo, disciplinas e discussões, apontando novas
ideias, opiniões e acontecimentos, dando nova dimensão aos temas estudados.
Quando bem orientado, o
estudo da obra abordada, pode dar maior noção de acontecimentos de épocas,
trazendo a arte para um contexto mais plausível, expondo passagens temporais de
uma forma mais palatável e realista para alunos que não vivenciaram
determinados movimentos políticos e sociais através dos tempos, fazendo com que
o assunto abordado tenha maior interesse e traga mais proximidade e interesse
pelo tema.
Estudos relacionam o
desenvolvimento de algumas habilidades musicais ao raciocínio matemático, pois
as partituras e sistemas de cifras utilizados tanto nas composições eruditas
quanto nas populares, possuem verdadeiras equações matemáticas e aí envolvemos
as escalas, tríades, coerências, adequação de tonalidade, repetições, padrões
harmônicos e melódicos e essa estrutura composta de padrões desenvolve as
habilidades para o aprendizado da matemática,  que utilizando estruturas de estilo e lógica
de sentido contribuem para o aprendizado de raciocínio lógicos fundamentais
para o desenvolvimento da aprendizagem de fórmulas entre outros fundamentos
matemáticos.
A escolha de um instrumento
ou um estilo musical, pode ser aplicada no desenvolvimento da individualidade
de cada um, estimulando a autonomia e escolhas acadêmicas durante o processo
pedagógico e mais tarde em suas escolhas profissionais. Quando o mundo musical
envolve as crianças como ouvintes ou produtores de música, se observa um
desenvolvimento mais assertivo em relação as suas vontades e autoconhecimento,
desenvolvendo sua individualidade e gostos pessoais.
A inovação, imaginação e
criatividade devem estar presentes no raciocínio e no cotidiano dos alunos que
são indivíduos em formação, independente da área acadêmica e profissional que
será seguida no futuro sendo que a música beneficia a exploração destes lados
tão necessários para a vida de todos, pois vivemos em uma sociedade que
valoriza mentes despertas, inovadoras e que pensam diferenciadamente e abrem
novas perspectivas. Como a música expõe os alunos ao diferente, serve como
convite a criar novas teses e novas formas de explorar suas próprias
habilidades.
Papel
da música no processo de aprendizagem
A música pode ter papel
muito importante no desenvolvimento de vários aspectos individuais e sociais do
aluno, trabalhando aspectos psicomotores e cognitivos, de linguística e
socioafetivos, bem como no auxílio no desenvolvimento da sensibilidade, do
ritmo, da criatividade, do imaginário, da concentração e da memória. Também
pode ser uma alternativa para tornar o processo de aprendizado em um modo mais
lúdico de se conhecer coisas novas e diferentes, podendo a música ser adaptada
ao ensino de determinadas matérias para o incentivo a concentração, curiosidade
e descontração que são pouco observadas em ambientes escolares, o que
transforma a música em um caminho diferente e prazeroso de ensinar e aprender.
A música proporciona
momentos de socialização, trazendo benefícios como momentos de descontração,
fazendo com que os alunos dancem e cantem, perdendo a timidez e se divertindo
com os colegas, o que e por muitas vezes se torna o momento favorito dos alunos
em sala de aula.
Os alunos
que possuem música em sua rotina tem sua capacidade de concentração e memória
aumentadas, facilitando a sua passagem pelo processo de alfabetização,
desenvolvimento e compreensão de textos e raciocínios matemáticos.
A música possui a capacidade
de ativar e desenvolver uma parte do nosso cérebro que não é ativada quando
aprendemos disciplinas tradicionais. Para se compreender e sentir a mensagem de
uma música, é preciso desenvolver mais partes do cérebro que são acionadas ao
mesmo tempo. A atenção deve ser dividida com melodia, ritmo, velocidade, letra
e mensagem e ainda a emoção transmitida pelo somatório destes vários elementos
utilizados simultaneamente. Quando falamos de pessoas que participam ativamente
da produção da música, tocando algum instrumento, acrescenta-se aí o controle
muscular e a capacidade de estar em sintonia com outros participantes, ouvindo e
acompanhando precisamente todas as partes envolvidas na produção de uma obra
musical. Todo esse envolvimento cerebral e físico proporciona um aumento em seu
desempenho e disposição para aprender, melhorando a assimilação de outras
disciplinas.
A aula de música possui
algumas maneiras de ser aplicada. Pode ser através da utilização de
instrumentos melódicos, harmônicos ou percussivos. Para isto é necessário que
alguém toque um instrumento e conduza os alunos em outros instrumentos para que
todos estejam sintonizados no mesmo compasso e momento da canção, mas também
pode ser aplicada como momento de reflexão, onde a turma se reúne para escutar
concentradamente uma música para estudar seu conteúdo e debate-lo
posteriormente. Essas são algumas formas de se introduzir a música na rotina
das crianças.
“A
criança, na escola, é um potencial de qualidades e defeitos inerentes a cada
ser humano e influenciável por estímulos ambientais. Ajudá-las a crescer
consiste em facilitar a eclosão e evolução destas qualidades consideradas boas
e neutralizar e anular as más tendências(…) Compete ao professor evitar a
dispersão dessa energia, aproveitando o prazer que emana de toda essa
atividade, coordenar e disciplinar, com proveito, por meio da música.”
(JANNIBELLI, 1980, p 27)
Musicalizar é tornar a
criança sensível e receptivas aos sons. Tornar possível o contato com seu mundo
interior dando uma apreciação afetiva e criativa aos sons cotidianos que a
envolvem. Na maior parte das vezes a musicalização infantil é feita de forma
bastante intuitiva e com grande incentivo à participação das crianças de forma
criativa quando se toca uma canção em sala de aula, deixando a participação e
criatividade livres para serem expressadas da forma como aquele som é percebido
internamente pelos alunos individualmente. Neste momento aflora a vivência
musical estimulada em casa mesclando-se com os trabalhos feitos em classe. É de
suma importância a apreciação positiva das manifestações que afloram durante as
aulas de música, tanto na criatividade quanto na manifestação coreográfica da
interpretação da obra em estudo.
Objetivos
para a percepção dos fundamentos musicais
A percepção sensorial e motora das crianças
deve ser trabalhada através do ritmo e dos movimentos corporais. A harmonia
contribui para a sociabilização do grupo que vem com a necessidade de executar
a obra dentro de um interesse comum a todos e a melodia ajuda a desenvolver a
fala, a rapidez de raciocínio e o poder de concentração, e pode servir como
ferramenta para aumentar o vocabulário desde que a música escolhida tenha um
vocabulário adequado para tal função.
             
Para se ouvir música, depende-se dos cincos sentidos humanos que são
estimulados pela assimilação dos elementos sonoros e rítmicos e ao se explorar
som, ritmo, harmonia, melodia e movimento se dará a descoberta da riqueza de
sons e movimentos produzidos a partir do corpo de cada um.
             
Ao longo do processo de musicalização acontece uma sofisticação na
atividade criadora musical e na parte rítmica que vem das palavras. Situações
intelectuais são criadas para favorecerem à aquisição de conhecimentos,
sensibilidades e raciocínios mais elaborados, proporcionando o desenvolvimento
de outros aspectos importantes como o senso estético, a criatividade, a coordenação
motora e o raciocínio lógico.
Considerações
finais
 A
musicalização infantil não se propõe a ensinar o manuseio de um instrumento e
sim criar um vínculo entre a criança e a música desenvolvendo assim seu gosto
pela música, o que contribuirá para os aspectos de socialização, alfabetização,
expressividade, inteligência, raciocínio lógico e matemático, percepção
têmpero-espacial, coordenação motora, capacidade inventiva e imaginária,
estética e tato fino.
             
A musicalização tende a integrar a criança, porque quando ela canta ou
dança junto com um grupo, além de se sentir integrada, compreende o fato de que
os outros componentes do grupo possuem a mesma importância que ela e que a
cooperação é necessária para possibilitar que os objetivos do grupo sejam
alcançados. A prática da música em conjunto torna as crianças mais comunicativas
e permite uma consciência mais ativa com as regras de socialização, passando a
ter mais respeito pelo tempo e vontade do outro, pela percepção da importância
da disciplina, potencializando sua capacidade de interagir e ouvir os
argumentos alheios.
             
A educação musical desenvolve na criança uma atitude positiva,
capacitando-a mais para expressar e entender sentimentos de beleza de criações
artísticas. Por meio da música a criança se torna criadora, satisfazendo-se,
sentindo-se autora, o que é extremamente positivo para a autoestima.
             
A arte na educação capacita a criança para criar, imaginar e reinventar
seu mundo, aumentando seu nível de raciocínio e dando-lhe mais criatividade
para resolver conflitos, problemas e dificuldades. A música tem seus valores
estéticos e resgata o sentido da beleza, da harmonia, do belo,
concomitantemente com o desenvolvimento do sentido da ética, que capacita para
escolhas mais corretas do que pode ser bom para todos.
             
Como vimos aqui, em todos os planos imagináveis na utilização da música
dentro do ambiente escolar, alguns pontos positivos foram colocados,
reafirmando a importância da utilização da música como ferramenta educacional
em todos os níveis de escolaridade, porém salientando que nos primeiros anos da
educação infantil os resultados podem ser mais profundos e marcantes,
perdurando por toda a vida ativa dos futuros cidadãos em formação.
             
Alguns cuidados devem ser respeitados para que o direcionamento da
musicalização seja positivo e possa ser aproveitado em todas as disciplinas
onde haja espaço para a criatividade tanto do educador quanto do educando,
gerando frutos magníficos em vários aspectos educacionais.
Referências Bibliográficas:
JANNIBELLI,
EMÍLI D’ANNIBALLE.A Musicalização na Escola.
Rio deJaneiro. Poligráfica, 1980.
ZAMPRONHA, M. de L. S. Da Música: Seus usos e Recursos.São Paulo: Editora Unesp, 2002.

MARZULLO, Eliane; Musicalização
nas Escolas
, RJ:
Vozes, 2001
.

FARIA, J. de O. A Música no Desenvolvimento Humano: Um Caminho Possível naEducação. São Paulo, Centro Universitário Salesiano de São
Paulo, 2001.
           
ANNUNZIATO, V. R, Jogando com os sons e brincando com a música II: Interagindocom a arte
musical
,
São Paulo: Paulinas, 2001.

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