Lei que proibe celular nas escolas divide opiniões

Uma lei que proibe celular nas escolas foi sancionada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já causa certo burburinho no meio educacional.

Mas, de onde partiu essa ideia?

O projeto de lei que proibe celular nas escolas partiu do Projeto de lei 104/15 de autoria do

deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Lei que proibe celular nas escolas divide opiniões
Lei que proibe celular nas escolas divide opiniões

No meio político a ala mais conservadora na pessoa da deputada Julia Zanatta (PL/SC) criticou o projeto.

“A gente sabe que existe doutrinação nas escolas. Alunos que são vítimas de professor que não dá matéria e faz proselitismo político”, disse. “Com essa proposta, o celular se transforma em um meio de prova ilegal”, lamentou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

RECOMENDADO : Lista de materiais que não podem ser pedidos aos pais

Mas não pensem vocês que no meio educacional lei que proibe celular nas escolas foi recebida de bom grado por todos.

Alguns professores enxergam a medida como retrocesso alegando que em pleno século XXI a escola seguirá com a mesma roupagem de antigamente abrindo mão de um dos pocuos recursos tecnológicos disponíveis.

Alguns deles vêem o celular como um apoio às pesquisas dos alunos e um facilitador do trabalho pedagógico.

Outros docentes (no entanto) comemoram o que chamam de VITÓRIA apontando o fato de as crianças estarem sendo tão “capturadas” pelas telas que não conseguem mais ter um foco nos estudos.

Alegam ainda que o adoecimento mental e o atraso no desenvolvimento dos mais pequenos está diretamente ligado ao uso excessivo de telas.

Mas, o que pode e o que não pode quando o assunto é a lei que proibe celular nas escolas?

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.100/25, que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. 

Fica permitido usar o celular em situações de estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior; para garantir direitos fundamentais; para fins estritamente pedagógicos; e para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O deputado Renan Fereirinha, relator do projeto foi conclusivo ao dizer:

“A gente está falando de algo que está destruindo a infância das nossas crianças”, afirmou. “A escola precisa de regramento, e a gente quer que a tecnologia seja utilizada de forma consciente e responsável”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

VEJA TAMBÉM:

BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

STJ DEVE JULGAR A RETIRADA DO LIVRO CAÇADAS DE PEDRINHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Tendo em vista esse burburinho sobre um projeto tão importante e pontual, o que você pensa sobre a lei que proibe celular nas escolas?