Desenho para trabalhar Projeto Animais – Espaços, tempos, quantidades relações e transformações

Antes de falarmos sobre o desenho façamos uma breve reflexão sobre o uso da televisão em sala de aula. 

Por muito anos a televisão na escola foi utilizada como um mero objeto de entretenimento onde as crianças eram colocadas por longos períodos para ver filmes e desenhos infantis sem qualquer outro propósito aparente.
Desenho para trabalhar Projeto Animais

Ainda bem que esta realidade mudou, né?
A televisão pode ser um excelente recurso para início de um projeto,  reflexão sobre um tema ou informe sobre determinado conteúdo mas jamais a criança deve ficar por longos períodos em frente a ela.

Feita esta breve reflexão nós passamos a apresentar um desenho muito interessante para o trabalho o campo de experiência (BNCC) Espaços, tempos, quantidades relações e transformações.

Trata-se da animação Shaun, o carneiro.

São desenhos curtos com personagens de massinha de modelar que se passa em uma fazenda.

Shaun é um carneiro super criativo líder de um rebanho que sempre resolve situações problemáticas que vão surgindo com a ajuda do cão pastor Bitzer. Por vezes o próprio Shaun gera algumas confusões que precisam ser resolvidas.

Por se passar no campo e envolver animais , esta animação pode ser utilizada para o trabalho dentro do eixo Sociedade e Natureza ou campo de experiência (BNCC) Espaços, tempos, quantidades relações e transformações, mas servirá igualmente de apoio para outros campos. Vai depender da criatividade do professor em fazer o alinhamento.

Já utilizei por diversas vezes os desenhos da série nas aulas e apesar de não haver diálogo entre os personagens eles despertam um interesse enorme nas crianças e servem como apoio para o trabalho com a oralidade uma vez que é impossível não iniciar uma roda de conversa após vê-lo.

Depois da roda ( onde por vezes falam sobre o formas alternativas de resolução do problema do dia) eles amam fazer os personagens com massinha e brincar com eles.

Abaixo deixo um dos episódios para que vocês possam ver e quem sabe levar pra turma e a partir dele observar o interesse e criar um projeto.




 


Muito interessante, não é verdade?
E de verdade… As crianças amam!

Veja ainda: