Atividades Psicomotricidade Educação Infantil
Vamos estimular o desenvolvimento da coordenação motora-fina nos bebês.
Temos, atividade com tesoura e massinha, atividade com garrafa pet e bolinhas.
Esta é uma ideia bem simples que você pode fazer em casa ou na escola com crianças ainda bem pequena.
Basta ter uma garrafa pet e alguns pompons ou bolinhas.
O objetivo desta atividade é
- Estimular o desenvolvimento de pinça fina com indicador e polegar
O movimento de pinça fina que começa a desenvolver-se por volta 10 meses de idade , portanto, ainda no período sensório-motor e é importante que a criança recebe estímulos e incentivo para desenvolver-se melhor.
Como montar seu “jogo”?
Atividades Psicomotricidade Educação Infantil |
- Marque o centro da garrafa com uma cruz ( isso facilitará o corte) e depois fure com a ponta da tesoura e faça a figura que você preferir. Pode ser um coração, uma estrela, etc… eu fiz um buraco mesmo por conta da pressa que tinha para mostrar pra vocês.
- Cubra as bordas com fita adesiva ( usei fita adesiva colorida), e decore o resto da garrafa como quiser
Se preferir use bolinhas de massinha de modelar caseira.
Outra atividade bem simples para o desenvolvimento da coordenação motora-fina é o recorte de massinha com tesoura ou mesmo palito de picolé.
Post e Foto de Ideia Criativa Esta imagem não pode ser , hospedada, reproduzida ou armazenada em qualquer outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Grupos Yahoo,4shared etc) |
Aqui utilizei uma tesoura de picotar para ilustrar, mas aconselho que seja utilizada tesoura de plástico para os pequeninos e que o professor esteja atento de modo a orientar a criança como segurar e envolvê-la no processo de recorte da massa
Por fim, a criança poderá fazer as bolinhas que serão utilizadas na garrafa e fazer os rolinhos que serão cortados com a tesoura, deste modo estará desenvolvendo amplitude de movimento e fortalecimento muscular dos dedos das mãos.
Veja outros posts interessantes para o trabalho da psicomotricidade fina com massinha de modelar.