Vamos de atividade Poesia Ouve Só?
Uma de minhas poesias preferidas, chama-se OUVE SÓ… foi escrita por Maria Mazzetti, autora de inúmeras poesias infantis adoráveis e conta a história de um cavalinho branco procurando o calçado ideal e fazendo seus experimentos.
Ele usou como calçado… Tamancos, cenoura e até pedacinhos de lua, mas optou mesmo pela ferradura que é de longe o calçado ideal para o cavalo, além de dar sorte, né?
Trago, tendo como temática esta poesia, duas atividades que podem ser úteis em sua sala de aula.
Na primeira temos a poesia ilustrada.
Atividade Poesia Ouve Só para imprimir
Contextualizando:
O professor poderá ler para os alunos ou declamar fazendo uso dos objetos que o cavalinho utilizou como calçado … Só é preciso ir retirando os objetos de uma caixa enquanto declama.
Exemplo.
E, assim sucessivamente
OUVE SÓ….
O MEU CAVALINHO BRANCO ( RETIRA A MINIATURA DO CAVALINHO)
USAVA SEMPRE TAMANCO ( MOSTRA O OBJETO À CRIANÇA)
Após a declamação o professor abrirá roda de conversa para saber a opinião dos alunos sobre a poesia, a parte que mais gostaram e o que achou dos objetos utilizados por ele como calçado.
Neste momento pode-se pedir que as crianças, cada uma à sua vez, mostrem o calçado e contem se ele é um… sapato, tênis, chinelo, sapatilha, bota, tamanco… Esta será uma boa base para a interpretação que propomos abaixo da poesia.
Em seguida a criança responderá as questões simples de interpretação fazendo pinturas ou circulando corretamente.
PS: Se possível leve uma ferradura para que as crianças toquem e cheguem à conclusão de que é realmente dura fazendo comparações com algum objeto mole. Deste modo você trabalhará de modo a que a criança forme o conceito.
Após a atividade ser realizada vamos fazer o Confusão dos sapatos que é bem simples e já ensinamos aqui no site outro dia
– Faça 2 linhas paralelas a uma distância de 1m (ou uma distância menor de acordo com seu espaço ou tamanho de seus pequenos).
Atrás de uma das linhas ficam os participantes e atrás da outra linha os sapatos de todos misturados– Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.
O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.
O jogo é muito divertido e certamente as crianças vão adorar.
A segunda atividade , que é um recorte e colagem de letras do alfabeto pode ser enviada para casa, mas eu prefiro fazer em sala por conta de realizar as intervenções necessárias auxiliando a criança nas descobertas, sem contar com o apoio que terão dos outros colegas.
Em grupo eles poderão ver as letras que faltam e encaixá-las corretamente e um poderá dizer ao outro o nome da letra e ajudá-lo a colocar na ordem corretamente. Além de o professor poder fazer o acompanhamento mais de perto para ter certeza de que o conteúdo está sendo aprendido.
Espero que tenham gostado de nossa sugestão com a poesia OUVE SÓ… de Maria Mazzetti.
Gostou de nossa Atividade Poesia Ouve Só? Quer sugestões de trabalho com outras poesias?
Continue aqui no site Ideia Criativa e fique de olho nas nossas sugestões
Atividade com a poesia Borboletas
Diversas poesias de Vinicius de Moraes
Como trabalhar com a poesia Leilão de Jardim