Olá colegas…
Recebemos muitos comentários durante o dia de hoje , agradecemos o comparecimento, o carinho e respondemos de acordo com aquilo que compreendemos . Também pedimos ajuda de nossos colegas para que possam responder as dúvidas dos demais e assim, mutuamente. caminharmos em direção ao sucesso.
Hoje, porém quero responder em forma de postagem ao comentário abaixo:
“OI GI ADORO SEU BLOG E RECEBER SEUS E-MAIL TAMBÉM! GOSTARIA MUITO DE DICAS TUAS DE COMO TRABALHAR COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA, POIS TENHO UM ALUNO QUE TEM MUITA DIFICULDADE NO PORTUGUÊS E MUITA FACILIDADE NA MATEMÁTICA. AGUARDO
GIANI SALVADOR”
Olá Giani!
Trabalhei durante bons anos de minha vida com EJA , onde existem alunosnas condições do seu. Tentei de tudo que estava a meu alcance, só faltei virar do avesso, até que meu esposo me comprou uma cartilha que envolvia o processo de palavração de Paulo Freire e foi um verdadeiro sucesso com minha turma. Em 2 semanas eles já conseguiam ler palavras(antes nem reconheciam as letras).
- Escolha uma palavra que esteja dentro do contexto social de seu aluno, ou algo que ele considere importante.
Eu considerei aqui a palavra BODE, por ser uma palavra simples, por eles serem da zona rural e conhecerem bem a criação do animal.
- Ilustre a palavra e cole no quadro , dando destaque às famílias silábicas que serão trabalhadas ( importante que eles reconheçam as vogais e encontros vocálicos)
- Peça que formulem frases com a palavra destacada e vá escrevendo no quadro…
Meus alunos por exemplo diziam:
- José é tem um bode.
- O bode é um animal médio.
- A carne de bode é uma delícia.
- Peça que identifiquem a palavra BODE em cada uma das frases escritas( não importa que não consigam ler toda a frase, o que importa é mesmo a palavra).
- Apresente a família silábica do B e do D
- Entregue a cada aluno fichas com as sílabas das famílias estudadas e vogais.
- Peça que em grupo ou individualmente formem novas palavras e copiem no caderno fazendo uma lista.
- Apresente uma atividade de ditado mudo ou auto ditado com palavras formadas a partir das sílabas destacas
Ex: Mostre a imagem do BIDU e peça que escrevam o nome da figura, ou peça que o aluno vá até o quadro e destaque as sílabas usadas para fazer o nome BIDU.
Na próxima aula apresente uma nova palavra que apareça uma ou as 2 sílabas estudadas .
Ex: BOLADA
Assim você dará início a um novo aprendizado, retomará o que foi ensinado e a crianças não verá sílabas que ainda não consegue reconhecer
Aluno com Necessidades Especiais Entrevista e Sugestões que
facilitarão o trabalho do professor