Filmes se bem utilizados são excelentes recursos para o trabalho pedagógico. Eu já utilizei alguns em minhas turmas de EJA e Fundamental I para falarmos sobre questões sociais ou refletirmos sobre ética, valores, preconceitos, etc.
E Hoje quero indicar para vocês 4 excelentes filmes infantis para falarmos sobre as relações familiares. Eles são divertidos, atuais e vão render excelentes discussões em sala de aula.
Interessante, divertido e emocionante “Viva, a vida é uma festa” seria uma excelente opção para uma sessão cinema na escola na festa da família e posterior diálogo sobre a importância de valorizá-la e colocá-la acima de interesses pessoais, mas sem nunca impor aos pequeninos que trilhem profissionalmente o caminho que escolhemos para eles abrindo mão de seus talentos e abandonando suas vocações.
É possível também dialogar com os pequeninos sobre como devemos tratar os idosos com amor ainda que eles tenham esquecido quem somos.
Sabe aquele vovô e aquela vovó?
Pois é… Eles precisam de afeto tanto quanto de banho, comida e uma cama para ficarem deitados.
Ter um idoso em casa e não lhe dar amor e atenção é tão ou mais desumano que colocá-lo em um asilo quando se pode tê-lo ao pé de si.
Há um choque de gerações e tentativa de imposição da mãe para que a filha se encaixe no modelo pré definido de boa mulher naquela sociedade.
Ela constantemente planta a ideia de que o mundo lá fora é terrível e aproveitando-se da ingenuidade e do amor de Rapunzel a mantém prisioneira do próprio medo para assim conseguir viver para sempre fazendo uso de seu cabelo mágico.
Este é um típico filme de super heróis, mas com uma história de fundo que mostra como algumas pessoas lidam com a perda de parentes amados
Ele nos mostra de início uma formação familiar não tradicional. O protagonista – adolescente- mora com sua tia e seu irmão Tadashi.
Os pais de Hiro morreram quando ele ainda era bebê, mas seu irmão está sempre disposto a amá-lo, protegê-lo e incentivá-lo a utilizar seus talentos para criar coisas incríveis.
Sua tia também tem um papel importante em sua vida , mas Hiro tem uma segunda perda familiar que o leva aos 5 estágios de luto.
Negação- Raiva- Depressão- negociação e aceitação.
E é no meio dessa luta emocional interna que nasce a Operação Big Hero com um sexteto de super heróis inigualáveis.
É um filme extraordinário e emocionante com boas surpresas do início ao fim.
Então, você gostou das sugestões? Já assistiu algum desses filmes infantis? Tem outras sugestões de filmes que abordam as relações familiares?
Deixe seu comentário!!!!