BNCC NA PRÁTICA Parede das expressões
Sabemos que é preciso criar ambientes na escola que possibilitem à criança expressar sua criatividade dentro de diferentes campos de experiência , só assim conseguiremos colocar em prática a BNCC.
Por este motivo trazemos hoje esta ideia chamada a PAREDE DAS EXPRESSÕES.
Como construir parede das expressões?
Primeiro é preciso encontrar o lugar ideal em sua escola.
Ela pode ser criada utilizando uma das paredes na sala de aula ou em outros espaços como pátio , muro , biblioteca etc
Caso sua escola disponha de recursos compre tinta lousa e pinte a parede.
Você vai gostar de saber que esse tipo de tinta já se encontra disponível em diversas cores não apenas aquelas tradicionais verde e preta imitando quadro escolar.
FICAM LINDAS!!!!
Mas, se não dispuser de recurso não tem problema. Basta forrar uma das parede com papel metro e fixar com fita adesiva.
Talvez você ache que por ser simples a parede forrada seja ruim, mas não é verdade.
Este tipo de parede pode até ser melhor tendo em vista que a criança poderá utilizar além de giz molhado também giz de cera, lápis de cor etc
Isso pode garantir uma expressividade maior por parte da criança.
BNCC NA PRÁTICA: Parede das expressões
Como utilizar aparelho das expressões?
Nos momentos de brincadeira dentro dos campos de experiência traços, sons,cores e formas as crianças podem construir seus desenhos de acordo com a criatividade.
Teremos verdadeiras obras de arte inspiradas em grandes pintores , ou não.
Dentro do campo escuta, fala,pensamento e imaginação a parede das expressões pode ser utilizada para atividades de escrita espontânea onde as crianças deixarão os seus rabiscos e garatujas lindíssimos impressos.
No campo o eu, o outro e o nós a parede pode ser utilizada para que as crianças ( após observação de seus corpos no espelho) produzam seus autorretratos valorizando assim suas características físicas.
Importante lembrar que a parede das expressões não precisa ser decorada.
A ideia é que a criança tenha um ambiente onde possa livremente rabiscar desenhar e ser feliz se expressando com criatividade, e não uma tela para apreciar a produção esteticamente perfeita de um adulto.
É como protagonista que ela vai construindo sua autoestima a partir da apreciação do que ela própria produz e valorizando a expressão artística de seus colegas na construção coletiva.
Gostou da ideia?
Deixe seu comentário