Gotas de Amor Feliz Dia do Professor

recadinho-dia-do-professor
Feliz Dia do Professor

Hoje é seu dia, professo(a), e talvez você tenha acordado com aquele desânimo habitual que insiste em querer invadir sua vida, e também ( o que parece ser uma contradição para quem não é professor) com aquela esperança louca que te ajuda a mover-se constantemente na luta diária.

Talvez muitos não compreendam que caminhamos em uma linha tênue entre o desânimo e a esperança.
O que causa o desânimo?
A desvalorização do professor em todas as camadas da sociedade e por todos os grupos que seja possível imaginar. E isso não é apenas uma vitimização. É uma realidade!
Mesmo professores ainda não aprenderam a valorizar professores.
O que nos dá esperança?
Gestos como este da foto.
Qual professor nunca chegou desanimado em sala e se deparou com esta imagem?
Muitas vezes é uma flor do campo colhida no caminho para a escola.
O que muitos conseguem enxergar é uma flor pequena, feia e desbotada, já murcha e meio amassada pela criança.
VEJA TAMBÉM:
O professor analisa o todo e não raro um sorriso irradia o rosto , uma esperança toma conta da alma  e uma lágrima teimosa rola pela face.
Muitos podem considerar uma grande bobagem , mas o professor, começa a pensar que aquela criança, muitas vezes arrastada à escola apressadamente para ser depositada ,para no meio do caminho, não raras as vezes sob objeção do adulto que a conduz , e pede para colher a flor para levar ao professor.
Fico aqui analisando que a criança deseja profundamente não apenas oferecer um mimo, ela quer admiravelmente ver o sorriso que irradia o rosto e consegue através dele enxergar a esperança que toma conta da alma.
E a lágrimas teimosa?
Ah, as lágrimas que rolam inúmeras vezes pela face do professor frente ao gesto de um aluno são gotas de esperança que adubam o solo fértil da infância.
Por intermédio de seu trabalho e por meio de seus esforços quase nunca valorizados uma criança pensa ser capaz de mudar o mundo… E consegue .
E se não muda o mundo inteiro hoje, treina ao transformar dia após dia a vida de um professor.
Não somos os mesmos que fomos ontem e não seremos os mesmos amanhã, por conta dos gestos deles.
Não somos valorizados pela sociedade, mas somos amados por aqueles que a sociedade muitas vezes considera como adultos em miniatura e trata  como se sentimentos não tivesse, e sabemos que este amor é o que continua nos movendo.
Percebam que milhares de vezes após o gesto ele nem espera o agradecimento, o carinho, o beijo…
Ele entrega a flor e sai pulando e sorrindo.
Há quem consiga viver apenas no desânimo diante de um quadro desse?
Jamais…
Este é apenas um gesto entre milhares de outros que fazem o professor viver este disparate … esse absurdo que é abrigar ao mesmo tempo o desânimo e a esperança dentro do peito.
Não são simples gestos, são gotas de amor…
FELIZ DIA DO PROFESSOR
Gi Carvalho